terça-feira, 15 de setembro de 2009

Vejam a diferença: COMPRA CONTRA A TENDÊNCIA (em sinal de fundo) versus COMPRA A FAVOR DA TENDÊNCIA (em rompimento de resistência)

Quando iniciou a crise econômica todos, puderam ver a grande queda que houve nas ações da Bovespa, como também nas ações das bolsas de outros países.
Sei que muitas pessoas tiveram grandes prejuízos nessa época por conta de diversos fatores (falta de disciplina, não usar o stop, emocional, etc).
Mas são momentos tristes como esse que também nos ajudam a rever e refletir os conceitos, como também aperfeiçoar e melhorar as estratégias para investir, já que muitas vezes aprendemos com os erros.

Abaixo segue o gráfico da CSNA3 no período da crise econômica.


Vejam que o ativo perdeu a tendência de alta.


1. E agora o que fazer?


  • Para quem está comprado: estopar na perda do fundo anterior e aguardar a reversão da tendência de baixa para comprar novamente.
  • Para quem não está comprado: aguardar a reversão da tendência de baixa para comprar novamente.


2. Reflexão

  • Vejam o que aconteceu com quem tentou comprar na confirmações dos sinais de fundo em um ativo que estava em tendência de baixa (compra contra a tendência): obteve prejuízos.
  • Vejam o que aconteceu com quem aguardou a reversão da tendência de baixa para comprar no rompimento de resistência: (compra a favor da tendência): obteve lucros.

Vejam a ilustração que fiz no gráfico abaixo:




Eu pessoalmente sempre gostei de fazer compras no rompimento de resistências, já que é o ponto onde o papel realmente ganha força compradora.
Vejam que praticamente todas as compras da Carteira Virtual são feitas no rompimento de resistências (ziguezague ascendente, pivot de alta).
As vezes faço algumas compras em sinais de fundo, mas somente em ativos que já estão em tendência de alta.

Boa noite a todos.

Fabiano Siqueira