terça-feira, 17 de novembro de 2009

Estratégia da Carteira Virtual

As análises e simulações de trades anteriores e também a consequência de oscilações/realizações mais fortes no mercado, me levaram a repensar e a fazer algumas modificações/adaptações na estratégia da Carteira Virtual para melhorar a sua eficiência na realização dos trades. Diante disso, vejo como é bastante importante fazer análises, simulações e estudar sobre o mercado de ações.


Então com as modificações, decidi fazer uma descrição da estratégia que será adotada pela Carteira Virtual. Segue abaixo:


- A maioria dos ativos será comprada no rompimento de resistências, podendo também ocorrer compras em sinais de fundo, quando surgirem boas oportunidades.

- Após compra serão traçados os objetivos, geralmente dois, para venda do ativo;

- Os objetivos serão identificados pelas resistências do ativo, juntamente com as extensões de fibonacci que será uma ferramenta complementar na definição desses objetivos.

- Quando o ativo atingir os objetivos definidos, o papel não será vendido de imediato. O que iremos fazer será ajustar o stop para a mínima dessa barra que atingir o objetivo e, após isso, elevaremos o stop para a mínima de cada barra que se formar nos próximos dias, até o stop ser atingido.

- Como regra geral, o stop dos ativos será ajustado somente quando o ativo fizer um novo pivot de alta. Essa regra evitará que oscilações maiores no mercado acabem atingindo o stop e nos obriguem a vender o ativo cedo demais, como foi o que aconteceu nos últimos dias, com alguns papéis.



Como o layout da Carteira Virtual foi modificado, é necessário que saibamos o que significa cada coluna dela. Então segue abaixo o significado de cada coluna da Carteira Virtual:


dt_compra: é a data que foi efetuada a compra do ativo.

ativo: é o código do ativo comprado.

vlr_compra: é o valor da compra.

1º stop: é o primeiro stop, ou seja, é aquele definido no dia da compra do ativo.

últ_stop: é o último ajuste de stop realizado para proteger o lucro do papel ou reduzir o prejuízo, caso o stop seja atingido.

%stop/luc.: é o percentual de lucro garantido pelos ajustes do stop.

%lucro: é o percentual de lucro garantido pelos ajustes do stop sobre toda a compra.

dt_venda: é a data de venda do ativo.

1ºe2º obj: são os objetivos definidos para a venda do ativo.

% obj: é o percentual relativo a cada objetivo definido.

% p/ venda: é o percentual para a venda quando o ativo atingir cada objetivo.

% total obj: é o percentual de lucro dos objetivos relativo a toda a compra, ou seja, é o percentual de lucro que se espera ganhar com o trade.

pç. atual: é o preço atual do papel.

status: é o status do trade (Comprado, Parcialmente Comprado ou Vendido).

observações: é reservado para observações adicionais.