Atualizações/alterações de hoje:
Sem alterações e sem compras para hoje.
Bom dia Pessoal, esses últimos dois dias (16 e 17/12) estive bastante ocupado mesmo e não deu tempo para postar as atualizações da Carteira Virtual. Portanto, hoje à noite ou no sábado farei as atualizações de quarta, quinta e sexta.
Durante esses dois dias três papéis foram stopados:
EZTC3 – stopado em 7,99 – 16/12
USIM5 – stopado em 48,30 – 17/12
JBSS3 – stopado em 9,42 – 17/12
Um abraço a todos e bons negócios.
Fabiano.
Pessoal, infelizmente ontem não tive tempo disponível para postar a atualização da Carteira Virtual. Portanto, hoje à noite farei as atualizações de ontem e hoje.
Ontem LREN3 atingiu o stop do 1º objetivo (70%).
Até mais tarde.
As análises e simulações de trades anteriores e também a consequência de oscilações/realizações mais fortes no mercado, me levaram a repensar e a fazer algumas modificações/adaptações na estratégia da Carteira Virtual para melhorar a sua eficiência na realização dos trades. Diante disso, vejo como é bastante importante fazer análises, simulações e estudar sobre o mercado de ações.
Então com as modificações, decidi fazer uma descrição da estratégia que será adotada pela Carteira Virtual. Segue abaixo:
- A maioria dos ativos será comprada no rompimento de resistências, podendo também ocorrer compras em sinais de fundo, quando surgirem boas oportunidades.
- Após compra serão traçados os objetivos, geralmente dois, para venda do ativo;
- Os objetivos serão identificados pelas resistências do ativo, juntamente com as extensões de fibonacci que será uma ferramenta complementar na definição desses objetivos.
- Quando o ativo atingir os objetivos definidos, o papel não será vendido de imediato. O que iremos fazer será ajustar o stop para a mínima dessa barra que atingir o objetivo e, após isso, elevaremos o stop para a mínima de cada barra que se formar nos próximos dias, até o stop ser atingido.
- Como regra geral, o stop dos ativos será ajustado somente quando o ativo fizer um novo pivot de alta. Essa regra evitará que oscilações maiores no mercado acabem atingindo o stop e nos obriguem a vender o ativo cedo demais, como foi o que aconteceu nos últimos dias, com alguns papéis.
Como o layout da Carteira Virtual foi modificado, é necessário que saibamos o que significa cada coluna dela. Então segue abaixo o significado de cada coluna da Carteira Virtual:
dt_compra: é a data que foi efetuada a compra do ativo.
ativo: é o código do ativo comprado.
vlr_compra: é o valor da compra.
1º stop: é o primeiro stop, ou seja, é aquele definido no dia da compra do ativo.
últ_stop: é o último ajuste de stop realizado para proteger o lucro do papel ou reduzir o prejuízo, caso o stop seja atingido.
%stop/luc.: é o percentual de lucro garantido pelos ajustes do stop.
%lucro: é o percentual de lucro garantido pelos ajustes do stop sobre toda a compra.
dt_venda: é a data de venda do ativo.
1ºe2º obj: são os objetivos definidos para a venda do ativo.
% obj: é o percentual relativo a cada objetivo definido.
% p/ venda: é o percentual para a venda quando o ativo atingir cada objetivo.
% total obj: é o percentual de lucro dos objetivos relativo a toda a compra, ou seja, é o percentual de lucro que se espera ganhar com o trade.
pç. atual: é o preço atual do papel.
status: é o status do trade (Comprado, Parcialmente Comprado ou Vendido).
Pessoal, infelizmente ontem não tive tempo disponível para postar a atualização da Carteira Virtual. Portanto, hoje à noite farei as atualizações de ontem e hoje. Parece que ontem os stops de UGPA4 e MMXM3 foram atingidos. Até mais tarde.
Os papéis citados romperam resistências/topos anteriores e formaram novos pivots de alta, mas não foram incluídos na Carteira Virtual por alguns motivos que comprometeram a compra:
ABYA3, AGIN3, CRUZ3, JHSF3, KLBN4, KSSA3: As médias móveis exponenciais de 5 e 21 períodos ainda não estão cruzadas na compra.
LLXL3: está mostrando força e tem uma configuração gráfica idêntica a MMXM3, mas além de não estar ainda cruzada na compra, fechou cravado na resistência em 7,47.
Em momentos de queda como esses é muito importante manter a calma e não ser ansioso ou afobado. Devemos esperar o momento certo antes de continuar fazendo novas compras. Não adianta se apressar e tentar dizer que o papel está caro ou barato. Por exemplo, quem fez compras ontem em papéis que já estavam em tendência de baixa, achando que já estava barato demais, viu que o caminho não é por aí. E o que aconteceu hoje foi que a maioria dos papéis caiu devolvendo boa parte da alta que fizeram ontem. Sabemos então que o momento está mais para esperar do que para continuar comprando.
Continuamos então com o mesmo posicionamento de somente efetuar novas compras quando os papéis fizerem novos pivots de alta. Aliás a estratégia da Carteira Virtual sempre foi essa.
O IBOV perdeu hoje o suporte formado em 64075 e agora tem pela frente dois suportes mais importantes em 62017 e 59600. As bandas de bollinger, que estavam estreitas, agora estão se abrindo e isso é um dos pontos negativos.
Pessoal, estive sumido por um tempo devido ao trabalho e a estudos (faculdade). Nunca mais havia atualizado o Blog, mas estou pretendendo retomar as atualizações, mas de forma diferenciada e gradativa.
Como ainda estou com pouco tempo, pretendo realizar atualizações postando ativos que estão em bons momentos para a compra: como já sabem preferencialmente faço compras de ativos estão em tendência de alta (ou que reverteram a tendência de baixa), formando novos pivot's de alta e com bom volume no rompimento do topo anterior.
Claro que você pode associar outras ferramentas, como médias, OBV, bandas de bollinger, análise fundamentalista, etc, para auxiliar na sua decisão de compra. Isso fica a critério de cada um.
O Blog tem como objetivo auxiliar e complementar as análises do investidor do mercado de ações.
As atualizações vão ser bastante simplificadas, mas ainda assim espero que sejam bastante úteis para nós que operamos no mercado de ações.
Os ativos que na minha opinião estiverem em bons momentos de compra naquele dia, serão postados no blog, independentemente da quantidade.
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DOS ATIVOS ESCOLHIDOS:
Na Carteira Virtual são feitas simulações de trades, incluindo as Ações que estão em bons pontos de compra, após a análise de diversos fatores, verificados através da utilização da análise gráfica.
Através dela posso compartilhar com vocês minhas análises realizando trades de forma interativa, disciplinada e transparente.
Lembre-se que a Carteira é uma ferramenta para meus estudos diários que pode servir como forma de aprendizado e não como recomendação de compra ou de venda.
Conheça nossas Carteiras onde fazemos as compras e vendas de ações:
Carteira Virtual